Paulo Falcão Alves

Vaguear na Maionese

Paulo Falcão Alves

ESTOU FARTO DE TE OUVIR!

Embora possa parecer estranho, a guerra da Ucrânia e a pandemia causada pela Covid-19 têm mais coisas em comum do que à partida podem parecer.

Em primeiro lugar, ambos os fenómenos são comentados por especialistas que opinam ao sabor do vento aproveitando uma exposição mediática parola para se tornarem nos verdadeiros famosos do bairro – desta vez os médicos foram trocados por generais.

Depois, ambos os episódios tentam criar na população um medo generalizado, explorando à exaustão, através da disseminação, na maior parte das vezes ridícula, os aspetos trágicos deste conflito.

Por fim, e não menos importante, os resultados destas políticas têm efeitos desastrosos nas populações mais frágeis, revelando a incompetência e a prepotência da Europa na gestão de crises internacionais.

Senão vejamos, quando a União Europeia aplica uma sanção à Rússia é aplaudida como uma ação estratégica. Se a Rússia retalia, como por exemplo no corte do fornecimento de gás, é acusada de vingança – poupem-me!!!

Face a estas políticas incompetentes, a taxa de inflação continua a subir e os mais pobres estão a ficar sem opções – é triste ver o povo continuar a aplaudir em frente ao ecrã e a lamentar-se quando olha para a carteira na hora de comprar pão.

Os combustíveis aumentam a níveis históricos, enquanto os bens primários, aproveitando a ganância de grupos empresariais ávidos de lucro e livres de quaisquer políticas de controlo, atingem valores nunca antes vistos.

Paralelamente, e ao som da mesma banda, o comediante Zelensky vai perpetuando esta palhaçada, continuando a encher os bolsos com biliões de dólares que o Ocidente lhe vai doando sem qualquer tipo de escrutínio ou verificação.

Lamentavelmente, embora a opinião pública comece a dar sinais de algum cansaço, este filme, apoiado por um circo mediático vergonhoso, ainda nem sequer parece ter chegado ao intervalo. Zelensky, estou farto de te ouvir!