Património Natural

Monument Valley

 

O sítio do Monument Valley Navajo Tribal Park, é um dos pontos mais majestosos - e mais fotografados - da América do Norte. Este grande vale ostenta impressionantes formações naturais de arenito que se elevam a alturas de 150 a 300 metros, emolduradas por nuvens cénicas que lançam sombras que percorrem graciosamente o chão do deserto. O ângulo do sol acentua estas graciosas formações, proporcionando um cenário que é simplesmente fascinante.

A paisagem impressiona, não só pela sua beleza, mas também pela sua dimensão. Os frágeis pináculos de rocha estão rodeados por quilómetros de montes, arbustos e árvores, e areia soprada pelo vento, compondo as magníficas cores do vale. Tudo isto se combina harmoniosamente para fazer de Monument Valley uma experiência verdadeiramente impressionante.

Antes da existência do homem, o Parque foi outrora uma bacia de planície. Durante centenas de milhões de anos, os materiais que erodiram das Montanhas Rochosas primitivas depositaram camada sobre camada de sedimentos que cimentaram uma elevação lenta e suave, gerada por uma pressão incessante vinda de baixo da superfície, elevando estes estratos horizontais de forma bastante uniforme uma a três milhas acima do nível do mar. O que antes era uma bacia tornou-se um planalto.

As forças naturais do vento e da água, que erodiram a terra, passaram os últimos 50 milhões de anos a cortar e a descascar a superfície do planalto. O simples desgaste das camadas alteradas de rocha macia e dura revelou lentamente as maravilhas naturais do atual Monument Valley.

A partir do centro de visitantes, pode-se ver o panorama mundialmente famoso de Mitten Butte e Merrick Butte, onde foram filmadas algumas famosas cenas de cinema pelo olhar de John Ford.

Localização: Kayenta, Arizona, EUA
36°59'16.3"N 110°05'12.9"W


Património Natural

Veja mais aqui: Património Natural