A razão por meio da ciência

Fabiano Agrela Rodrigues

O Papel do Receptor Imunológico CD300f

Um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade de Barcelona lança luz sobre o papel crucial do receptor imunológico CD300f na determinação da expectativa de vida e envelhecimento saudável de camundongos. A ausência desse receptor em células do sistema imunológico, especialmente em macrófagos e microglia, está associada a uma vida mais curta e ao surgimento de patologias relacionadas ao declínio cognitivo e ao envelhecimento prematuro, com um impacto mais pronunciado em fêmeas.

A abordagem única do estudo envolveu o monitoramento ao longo de trinta meses, proporcionando uma representação realista do processo de envelhecimento sem recorrer a modelos de envelhecimento acelerado. Essa metodologia permitiu que os pesquisadores observassem o acúmulo gradual de mudanças associadas ao envelhecimento.

O receptor imunológico CD300f, uma proteína expressa por células do sistema imunológico, desempenha um papel crucial na modulação do metabolismo celular e na inflamação. O estudo revela que camundongos sem esse receptor apresentaram o desenvolvimento prematuro de patologias relacionadas à idade, incluindo déficits cognitivos, incoordenação motora e danos em órgãos como cérebro, fígado e pulmões. O impacto foi especialmente notável em fêmeas.
A pesquisa abre caminhos para o desenvolvimento de estratégias para regular a ação do CD300f, potencialmente utilizando-o como alvo na biomedicina. Além disso, certas variantes do receptor imunológico CD300f podem servir como biomarcadores em pacientes..

Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues,
Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International

Outros textos de Fabiano Agrela Rodrigues