Paulo Falcão Alves

Vaguear na Maionese

Paulo Falcão Alves

E TUDO VOLTARÁ AO NORMAL

Como é sabido, os media têm uma enorme capacidade em abafar certos temas inconvenientes através da criação de pseudo-acontecimentos — o caso dos trabalhadores explorados de Odemira é apenas mais um desses exemplos. Uma vez mais, em vez de assistirmos a discussões esclarecedoras sobre a forma como a lei permite que este tipo de situações aconteça, e como nada é feito para acabar com este tipo de infrações, somos obrigados a assistir a conversas de café e a ações políticas dignas de um estado totalitário como foi o caso da aplicação da providência cautelar decretada aos proprietários do ZMar.

Ao contrário de se discutir se a culpa é dos capatazes, dos arrendatários ou dos empresários, devíamos antes questionar o porquê da ausência de legislação capaz de punir com mão pesada quem promove e lucra com este tipo de situações. Em vez disso falamos de suspeitas de tráfico de pessoas em Odemira - “Estará em causa o crime de escravatura” (Edição da noite - SIC 4 abril), ou discutimos “As condições degradantes em que vivem estes trabalhadores” (TVI24h, 4 abril).

Esta telenovela surge porque Odemira se encontra numa cerca sanitária e como o atual Presidente da Câmara de Odemira pertence ao atual partido no poder, foi urgente criar uma diversão de forma a que a sua imagem não ficasse prejudicada nas eleições autárquicas que se avizinham.

Estou certo de que logo que Odemira ultrapasse a fase de confinamento em que atualmente se encontra, iremos deixar de falar de imigrantes ilegais, de exploração do trabalho, de invasões da propriedade privada e tudo voltará ao normal